Falo muitas vezes em consulta das pastas de amêndoa, pasta de avelã e pasta de caju. Na verdade, podemos fazer pasta de qualquer fruto gordo. O processo é idêntico para todos.
Ingredientes:
200 g de amêndoa com pele
4 colheres sopa de óleo de primeira pressão a frio (utilizei de linho)
Preparação:
Recomendo inicialmente demolhar a amêndoa em água, pelo menos 6 a 8 horas e descartar essa água (este passo ajuda a retirar alguns anti-nutrientes).
Posteriormente vai precisar de secar a amêndoa. Pode colocar num pirex no forno a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até ficarem secos e dourados.
Num processador de alimentos coloca as amêndoas e tritura na velocidade máxima, até obter farinha.
Deve limpar as laterais do processador com uma espátula e voltar a triturar durante pelo menos 40 segundos. Este processo deve ser repetido até obter uma consistência quase cremosa.
Por fim, acrescentar colher a colher do óleo de primeira pressão a frio de linho, mexendo bem, até obter uma consiste apreciada. Precisei de 4 colheres de sopa. Este passo vai colocar a pasta ainda mais cremosa, assim como permitir incluir na sua alimentação outra variedade de gorduras boas.
Transferir para um frasco de vidro e fechar.
Este tipo de pastas são excelentes para barrar no pão; como topping de uma panqueca ou de umas papas de aveia; para colocar em receitas de sobremesas.
Validade de 2 a 3 meses.
Comments