top of page

Obstipação na gravidez


Durante a gestação ocorrem diversas transformações no corpo de uma mulher e é comum haver a queixa da obstipação.

Será que todas as grávidas sofrem de obstipação?

Os dados estatísticos indicam existir uma prevalência de 11 a 38% das gestantes com obstipação, mas na verdade não são sinónimos.

Quando uma mulher engravida já com problemas intestinais, a condição é agravada devido às alterações hormonais que se encarregam de diminuir os movimentos peristálticos/ritmo do intestino, para que o organismo passe a absorver melhor os nutrientes e chegar até ao bebé.

É importante referir que os hábitos alimentares de uma mulher ANTES e DURANTE a gravidez podem ter implicações relevantes para ela e para a saúde do futuro bebé. Adicionalmente, frisar que vale a pena procurar melhorar esta condição mesmo que esteja no terceiro trimestre de gestação, uma vez que o seu agravamento pode trazer consequências a curto e a médio prazo.

Aspetos a cuidar para um bom funcionamento intestinal durante a gestação:

- beber bastante água;

- optar por uma alimentação rica em fibras alimentares, em que haja um consumo adequado de fruta, legumes e cereais integrais;

- incluir alimentos probióticos como o iogurte natural (não açucarado) e o kefir, que podem ajudar a melhorar a saúde intestinal;

- se possível, realizar uma atividade física regular ou fazer caminhadas diárias.

Saiba que existem muitas outras estratégias que podem ser adotadas em função de cada situação, antes de pensar usar um laxante. Converse com a sua nutricionista sobre a saúde do seu intestino, mesmo que vá todos os dias evacuar (mesmo nesta condição pode haver obstipação). Peça orientações para que o intestino continue a funcionar bem.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page