top of page

Tensão Pré-menstrual

Atualizado: 18 de ago. de 2020


É frequente várias mulheres queixarem-se de Tensão Pré-menstrual (TPM) na fase lútea do seu ciclo. Mas será suposto ser assim? Pode ser a realidade que muitas mulheres conhecem e por isso acharem "normal", mas na realidade não é suposto.

A TPM ocorre principalmente devido a um desequilíbrio hormonal, por vezes devido a estilos de vida pouco saudáveis. Conhecer a origem por trás da TPM permite descobrir a melhor estratégia de intervenção, mesmo do ponto de vista funcional.

Vários são os aspectos a analisar de forma a perceber em cada caso qual a intervenção necessária e com que prioridade se deve intervir.

Pode haver uma "dominância estrogénica" que por sua vez pode estar relacionada com vários aspectos desde um excesso de gordura corporal, desequilíbrio na microbiota intestinal, exposição a disruptores endócrinos, predisposição genética, entre outros.

Os níveis de progesterona podem estar demasiado baixos por diversas razões, entre eles uma "dominância estrogénica", o stress, hipotiroidismo, Síndrome do Ovário Policístico (SOPC).

Outro aspecto a ter em consideração é o nível de inflamação presente. Esta pode ser muito influenciada por predisposição genética, mas também pode estar acentuada por uma alimentação rica em açúcar, alimentos processados, gordura de má qualidade...

As carências nutricionais são outro aspecto sempre a ter em consideração. Estas carências podem ser resultantes de uma alimentação pobre em nutrientes, mas também devido ao uso de medicamentos como a pílula que depletam os níveis de vitaminas do complexo B, zinco, entre outros, mas também problemas relacionados com a capacidade de absorção dos nutrientes e a saúde do intestino.


PARA RETER: este desequilíbrio hormonal pode ter múltiplas causas. É preciso analisar o quadro clínico todo e a história de vida de cada mulher. Muitas vezes precisamos de testar para confirmar suspeitas. Não é possível adivinhar. Mesmo que se opte por uma abordagem funcional, deve ser sempre acompanhado por alguém especializado.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page