A suplementação na pré-conceção e gestação pode ter um impacto enorme para desfechos positivos nestas fases de vida tão especiais.
Vamos tentar esclarecer algumas questões que me são frequentemente colocadas.
✨Será que todas as mulheres precisam de suplementar?
É necessário avaliar em consulta com base na história clínica e exames laboratoriais o que cada mulher efetivamente necessita, para poder transmitir orientações precisas e seguras.
✨O que deve ser suplementado?
A suplementação serve de complemento à ingestão alimentar, quando esta não suprime as necessidades diárias recomendadas. Apenas faz sentido suplementar com base nesta premissa e após avaliação da sua alimentação habitual, estilo de vida, histórico de saúde, possíveis polimorfismos genéticos, estado nutricional, etc. Acrescido a isto, sabemos que cada fase da gestação tem necessidades específicas. Todas as mulheres devem ter um excelente estado nutricional para poderem oferecer o melhor ao seu bebé, mas isto não implica que tudo tenha que ser suplementado de igual forma em todos os casos.
✨ Quem avalia a suplementação?
O médico ou nutricionista que a acompanha e que tenha em consideração todos os aspetos anteriormente citados.
✨Quanto suplementar?
Em função do objetivo e estado de saúde atual a sua nutricionista indicará a dosagem adequada. Nenhum suplemento deve ser administrado por tempo indeterminado, nem isoladamente.
✨Como suplementar?
Existem imensas possibilidades. A forma certa para si deve ser pensada consoante as suas necessidades; o que foi prescrito; a quantidade necessária; o que existe no mercado; se existe algum compromisso na absorção de nutrientes, etc.
A suplementação deve ser personalizada às suas necessidades atuais. Os nutrientes interagem entre si; ao suplementar em excesso ou isoladamente; ao não ter cuidado com a escolha das matérias primas e a forma adequada pode originar novos desequilíbrios, assim como pode não ter o benefício esperado.
Todas as mulheres devem estar bem nutridas na fase da pré-conceção e durante a gravidez, mas nem tudo precisa de ser suplementado. Analise a suplementação com uma nutricionista que trabalhe na área materno-infantil.
Comments