top of page

Sobrecrescimento de Cândida - parte2


Sabia que existem pessoas com manifestações recorrentes do sobrecrescimento de Candida? Especialmente nesses casos faz todo o sentido descobrir a(s) causa(s) do problema e experimentar outras abordagens complementares.


Como se avalia o sobrecrescimento de Candida?

É possível deteção com testes específicos, que analisam a presença de ADN de microrganismos patogénicos e comensais, que habitualmente não são detetados nos exames convencionais.


O que fazer se achar que tem sobrecrescimento de Candida?

- Questionar o seu médico ou nutricionista sobre testes de pesquisa de fezes para o efeito


- Questionar sobre a possibilidade de realizar um teste de permeabilidade intestinal

É necessário garantir uma correta absorção de nutrientes e modular o intestino, de forma a corrigir as carências nutricionais existentes.


- Despistar a existência de SIBO

SIBO resulta do sobrecrescimento de bactérias no intestino delgado, que, por sua vez é comum coexistir com o sobrecrescimento de Candida. Caso aconteça, o tratamento pode ser comprometido se este aspeto não for tido em consideração.


- Evitar alimentos com açúcar

A Candida alimenta-se do que comer e adora açúcar. Dessa forma deve evitar alimentos processados, amiláceos e ricos em açúcar, até ter esta condição controlada. Em simultâneo a regulação das glicemias também deve ser conseguida.


- Evitar alimentos fermentados

Alimentos fermentados como kimichi, sauerkraut são excelentes fontes de probióticos mas também alimentam a Candida. Certos probióticos com prebióticos na composição podem propiciar o sobrecrescimento de Candida.


- Poderá ser necessário o uso de suplementos com propriedades medicinais específicas

Existe benefício na utilização de ácido caprílico, óleo de orégão e alho no tratamento do sobrecrescimento de Candida. Apesar de não serem medicamentos deve falar com o seu médico ou nutricionista para questionar se são possíveis de fazer no seu caso em particular, qual a melhor opção para si e em que dosagem os deve fazer.


- Experimentar uma abordagem funcional e integrativa

Mesmo com opções naturais, o que funciona com uma pessoa pode não fazer diferença em si e pode até ter contra-indicações. Hoje em dia existem testes laboratoriais que permitem avaliar e personalizar a melhor abordagem a ter para cada pessoa. É igualmente importante referir que o resultado a longo prazo resulta da combinação de estratégias integradas a curto e a longo prazo, onde inclusive se analisam possíveis alterações de estilo de vida.


Mesmo em casos de sobrecrescimento de Candida recorrente é possível reverter a situação.

Se tiver alguma dúvida em específico ou quiser saber mais sobre esta abordagem, sinta-se à vontade de entrar em contacto.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page