Se o seu bebé bolsa depois de ser alimentado não significa necessariamente que haja algum problema de saúde. De facto, a maioria dos bebés não necessita de tratamento.
É perfeitamente normal os bebés nascerem com um tónus do esfíncter esofágico inferior mais fraco, o que propicia o refluxo fisiológico e à medida que o bebé se desenvolve, acaba por se resolver (entre os 6 a 12 meses).
Quando os bebés têm refluxo gastroesofágico é comum bolsarem sempre após serem alimentados, associado a outros desconfortos. Mostram-se irritáveis, chorosos, esperneiam, podem até tossir e não descansam devidamente. O crescimento pode inclusive ficar comprometido.
Na consulta de Nutrição Funcional procura-se descobrir a(s) causas) do problema, pelo que a abordagem para cada bebé pode ser diferente.
Aspetos a ter em consideração:
- Alterar a rotina de alimentação
Refeições muito volumosas levam a um maior risco de refluxo. A ingestão de maior quantidade de ar também agrava o mesmo. São ensinadas estratégias para melhorar a rotina de alimentação.
- Colocar o bebé na posição vertical após alimentação
Ao deitar o seu bebé vai originar uma maior regurgitação do leite, bem como dos ácidos do estômago para o esófago, causando maior irritabilidade e refluxo.
- Remover alergias e sensibilidades alimentares
O que a mãe come interfere diretamente no leite e consequentemente no bebé. É importante num bebé com amamentação exclusiva corrigir a alimentação da mãe, removendo alergias e sensibilidades alimentares, mesmo que a mãe tolere alimentos ao qual é sensível.
- Mudar de fórmula
Se está a usar uma fórmula infantil, poderá ser necessário acertar na fórmula hipoalergénica adequada para o seu bebé.
- Eventual suplementação
É comum haver necessidade de suplementar para auxiliar a digestão do bebé e ajudar a aliviar o refluxo. Poderá ser necessário a utilização de probióticos específicos, entre outros.
Partilhe a sua experiência comigo e qualquer questão disponha :)
ความคิดเห็น