top of page

Queda de cabelo


É frequente ouvir várias mulheres mencionar que estão a ter uma queda de cabelo acentuada. Todas sabemos que uma mulher ver o seu cabelo ficar fino e tirar tufos de cabelo da banheira é horripilante.

No contexto atual de incerteza que vivemos, poderá verificar um agravamento da queda de cabelo. Em períodos de stress, o nosso corpo produz uma maior quantidade de cortisol que entre muitas coisas também altera a velocidade de crescimento dos folículos capilares (não são considerados essenciais para a nossa sobrevivência).


A boa notícia que lhe trago é que pode e deve ajudar o seu corpo, de forma a ter um cabelo mais saudável. Isto poderá passar por:

- Fazer análises sanguíneas e perceber quais os níveis de hemoglobina, ferro, glicose, vitamina D, entre outros. Poderá até descobrir que está anémica, o que pode ter um impacto enorme na saúde do seu cabelo.


- Gerir o stress. Realizar estratégias para conseguir lidar melhor com o stress diário pode ajudar, nomeadamente realizar respirações profundas ou meditação diariamente. Todas as pessoas o conseguem fazer e de forma gratuita, pelo menos 10 minutos por dia. Poderá ser necessário tomar suplementos como vitaminas ou adaptogénicos que ajudem a diminuir os níveis de stress.


- Hormonas equilibradas. Despistar por desequilíbrios hormonais através de testes funcionais e compreensivos poderão ajudar a perceber por exemplo se tem níveis de androgénios elevados (como num caso de SOAP*), que por sua vez podem causar uma perda de cabelo na cabeça e um ganho de pelos no rosto, pescoço ou peito.


- Verificar a sua pílula. Muitas fórmulas de pílulas anticoncepcionais possuem progestina, que tem um elevado índice androgénico. A longo prazo, poderão contribuir para a diminuição do tamanho dos folículos capilares (pode ocorrer anos antes de reparar numa acentuada queda de cabelo).


- Bom funcionamento da tiroide. Se existirem alterações na tiroide podem existir desequilíbrios nas hormonas da tiroide, que poderão levar a uma queda de cabelo. Será necessário equilibrar.


- Alimentação. É importante verificar que está a ingerir níveis adequados de proteína a cada refeição, já que ela possui aminoácidos que estimulam a função construtora, fundamentais para uma boa saúde capilar.

*SOAP -Síndrome de Ovários Policísticos


Cuide de si! Qualquer questão, encontre-me disponível para esclarecer.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page