Infeção urinária e Nutrição


As infeções urinárias, também chamadas de cistites, significam uma inflamação da bexiga.

Infelizmente a toma regular de antibióticos altera a população de bactérias benéficas residentes no sistema urinário e intestinal, o que por sua vez enfraquece o sistema imunitário e torna uma nova infeção urinária mais frequente de acontecer.

É comum nestes processos inflamatórios existirem bactérias patogénicas associadas, mas por vezes nenhuma bactéria é detetada, chamando-se nesse caso uma cistite intersticial.

Em qualquer caso, torna-se muito importante quando são de repetição descobrir a causa, para permitir resolver a cistite e ao mesmo tempo haver melhorias outras áreas.


Partilho consigo 5 dicas para ajudar a diminuir o risco de uma nova cistite, que pode começar a fazer já hoje:

- manter-se hidratada com água ou infusões sem cafeína (que podem ser um gatilho de uma nova cistite para algumas pessoas);

- evitar o açúcar e alimentos açucarados (alimento preferencial destas bactérias);

- evitar alimentos ou bebidas a que seja sensível e possam atuar como gatilho de uma nova cistite (se desconfia que existe e não sabe quais são esses alimentos é possível testar);

- experimentar alimentos e bebidas fermentadas, tais como kefir, kombucha e chucrute. Estes alimentos ajudam a um bom equilíbrio de bactérias benéficas.


Descobrir o que causa a cistite no seu caso em particular pode ajudar a voltar novamente ao equilíbrio e evitar uma nova recorrência.

Existem testes funcionais que permitem conhecer como as bactérias intestinais estão a interferir com o seu sistema urinário, assim como detetar qualquer carência nutricional que esteja a afetar o seu sistema urinário.

Nutrientes específicos e plantas podem ser recomendados para restaurar uma ótima imunidade, mas também mudanças de estilo de vida, como a redução de stress, podem ser cruciais para suportar o seu sistema imunitário e consequentemente o sistema urinário.

Certos probióticos com estirpes específicas de bactérias são conhecidos por diminuir a recorrência das infeções urinárias.


Estas estratégias conjugadas com a combinação de agentes antibacterianos naturais podem a ajudar a dizer adeus às infeções urinárias de repetição.



76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo