• Joana Pinheiro

Deseja engravidar? Descubra os benefícios de utilizar CoQ10

Atualizado: Set 29


A CoQ10 é um nutriente crucial para a produção de energia a nível celular e fortemente relacionado com a nossa capacidade de reprodução. Este antioxidante, produzido naturalmente pelo corpo, encontra-se em quase todas as células.


Alguns dos benefícios da CoQ10 na fertilidade são:

- diminuir os efeitos do envelhecimento ovariano;

- aumentar as hipóteses de engravidar;

- melhorar a qualidade do oócito (óvulo) e do embrião.

Sabemos que à medida que envelhecemos a concentração de CoQ10 diminui e pode interferir na fertilidade de algumas mulheres, em especial as que têm mais de 35 anos e as que possuem síndrome dos ovários policísticos (SOP), obesidade, endometriose ou outra patologia relacionada com o envelhecimento ovariano.

À medida que envelhecemos ocorre um aumento de stress oxidativo de uma forma geral e em inclusive nos ovários, levando a um aumento de radicais livres (RL) que podem alterar a qualidade dos oócitos (óvulos). Por sua vez, os óvulos ao perderem a capacidade de gerar energia, não amadurecem. Outras consequências da sua escassez de CoQ10 podem ser um aumento das anomalias cromossómicas; uma reduzida fertilidade ou falhas na implantação.

A CoQ10 consegue combater e evitar a ação dos RL no ADN dos óvulos, induzido pelo envelhecimento ovariano e evitando a morte de células reprodutivas. Dessa forma, as taxas de fertilidade podem ser aumentadas.


Fica a nota que suplementação é um complemento que pode ser feito, quando necessário, mas torna-se importante que já haja um estilo de vida saudável, caso contrário, apenas a suplementação não surte o mesmo impacto.


Se está a tentar engravidar ou vai submeter-se a uma FIV, consulte a sua nutricionista para saber se a suplementação é indicada no seu caso em particular.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo