top of page

Açúcar: doce veneno

Atualizado: 5 de out. de 2017

Os perigos provenientes do consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e/ou da adição de açúcar são uma realidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcar adicionado não ultrapasse os 50 gramas por dia. Uma vez que, actualmente, cada pacote de açúcar possui cerca de 6 g, 50 g correspondem a 8 pacotes de açúcar, facilmente ultrapassáveis com a ingestão de 2 copos de uma bebida de cola. Salienta também que uma redução até 25 g por dia provocaria benefícios adicionais para a saúde.

Hoje em dia, toda a gente sabe que os alimentos doces (ex: sumos, bolos) contribuem para o excesso de peso. No entanto, estes alimentos tão doces possuem outros pontos negativos. Antes de mais nada são responsáveis pelo aparecimento de diabetes mellitus tipo 2. Também estimulam a inflamação do organismo, para além disso, contribuem para o aparecimento de cáries dentárias, assim como estão também associados ao crescimento de células cancerígenas, entre outros problemas. Os alimentos com açúcar “escondido”, como o ketchup e algumas marcas comerciais de tostas, são outro aspeto a ter em consideração mas, à medida que o seu paladar for “re-educado”, vão-se tornando mais fáceis de detectar.

Sim, o paladar consegue ser “re-educado”. Como tal, podemos e devemos começar a utilizar o mínimo de açúcar possível na alimentação. Para esse efeito, siga estas dicas para o/a ajudar a reduzir gradualmente o uso do açúcar:

- Experimente partilhar o pacote de açúcar do café com alguém;

- Reduza ligeiramente a quantidade adicionada aos bolos;

- Opte por um açúcar com melhor qualidade, menos refinado e experimente substituir o açúcar branco por açúcar mascavado ou amarelo (mas não aumente a quantidade);

- Utilize especiarias para acentuar o sabor doce dos alimentos. Experimente utilizar canela, cravinho, estrela de anis,...

Ao final de algum tempo, com estas pequenas modificações, feitas gradualmente, vai aperceber-se que consegue reduzir a quantidade de açúcar no seu dia-a-dia, assim como descobrir novos sabores que desconhecia até então.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page