top of page

Saiba como combater a azia na gravidez

Atualizado: 18 de ago. de 2020


A azia na gravidez surge devido ao excesso de progesterona, uma hormona que relaxa a musculatura do útero de forma a permitir que o útero cresça e sustente o bebé. Contudo, a progesterona acaba também por diminuir o fluxo intestinal e relaxar o esfíncter esofágico, que é o músculo responsável por fechar a divisão entre o estômago e o esófago. Por isso, o suco gástrico retorna mais facilmente para o esófago e garganta, causando a azia. Para além disso, a digestão fica mais lenta na gravidez e, com o crescimento do bebé, os órgãos acabam por ficar confinados a um espaço mais restrito no abdómen e o estômago é comprimido para cima, o que por sua vez também facilita o retorno do alimento e do suco gástrico.

É comum a azia surgir no segundo ou terceiro trimestre da gestação, mas algumas mulheres podem sentir os sintomas mais cedo. Esta sintomatologia é mais frequente depois das refeições ou quando a grávida está deitada, podendo durar minutos ou mesmo horas.

Apesar da azia ser uma alteração típica da gravidez, partilhamos consigo algumas medidas que ajudam a combater este problema:

- Evite alimentos ricos em gordura, molhos, pimenta, café, chocolate, refrigerante e bebidas alcoólicas;

- Evite beber líquidos à refeição, para evitar que o estômago fique muito distendido;

- Mastigue bem todos os alimentos, para facilitar a digestão;

- Faça pequenas refeições e frequentes, para evitar o acumulo de acidez no estômago;

- Depois de comer, fique sem se deitar pelo menos uma hora;

- Não fumar e evitar a exposição ao cigarro. O fumo favorece a azia, além de fazer mal ao bebé.

- Não usar roupas apertadas na zona da barriga e do estômago;

- Fale com a sua nutricionista, uma vez que esta pode ajustar a sua alimentação de forma a minimizar o desconforto da azia. Em casos mais intensos o médico poderá prescrever um fármaco para combater a azia e refluxo.

Passe uma gravidez mais tranquila com pequenas mudanças no seu estilo de vida que permitirão um maior conforto e bem-estar.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page