top of page

O que se esconde dentro da romã


Por trás dos bagos vermelhos e rosados de sabor agridoce está um fruto com propriedades benéficas para o organismo e, por conseguinte, para a saúde.

Existem registos do seu cultivo há mais de 5 mil anos, inicialmente nas regiões do Sul de Ásia e, mais tarde, difundida pelo povo fenício aos países do mediterrâneo. São muitas as alusões a este fruto enquanto símbolo de longevidade, amor e poder terapêutico. Ainda existe, nos tempos de hoje, a tradição grega de se cortar uma romã durante o casamento como símbolo de fertilidade. Actualmente, em Portugal, a sua produção encontra-se maioritariamente concentrada no Algarve.

A época ideal da sua colheita vai desde o início de Outubro até meados de Dezembro. Para escolher as melhores romãs, deve-se procurar as maiores e mais pesadas, com a casca firme e acastanhada, de cor viva, sem cortes, nem amolgadelas. Saiba que este fruto conserva-se por alguns meses desde que esteja abrigado da luz e num local seco e fresco. Contudo, não se esqueça que, quando mantida entre os 0 e 5ºC, continua a amadurecer. Estará seguramente bem madura quando a casca começar a estalar.

Nutricionalmente é bastante rica em compostos fenólicos como as antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. O seu potencial antioxidante é 3 vezes superior ao vinho tinto e chá verde. É também reconhecida como fonte de fibra, vitamina C, ferro e potássio. Estes compostos tem um papel importante na saúde cardiovascular, no normal funcionamento do sistema imunitário, na regeneração celular e na prevenção de alguns tipos de cancro. Para os que se preocupam com o valor energético dos alimentos, a romã é considerada de baixo valor energético, cerca de 50 Kcal/100g de parte edível.

Esta fruta tem uma enorme versatilidade. Pode ser utilizada simplesmente enquanto fruta, mas também em saladas, legumes, como guarnição de pratos, sobremesas, como bolos ou gelados, ou até mesmo em bebidas, compotas e xaropes.

Como curiosidade e combate ao desperdício fica a dica que a casca da romã depois de seca pode ser utilizada para fazer uma infusão. Não pretendemos com isto que apenas passe a consumir romãs. A diversificação alimentar é fundamental. Consuma alimentos sazonais. Além de serem mais saborosos e acessíveis, estão repletos de benefícios para a saúde.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page