• Joana Pinheiro

Atualizado: 2 de Fev de 2018

Quem precisa de seguir uma alimentação sem glúten tem dificuldade em adquirir géneros alimentares saborosos, especialmente para as refeições intercalares.

A maioria das farinhas sem glúten são de elevado índice glicémico, pelo que não são uma opção para abusar, mas sim uma forma de criar alternativas e diversidade para momentos especiais.

Partilho consigo esta receita deliciosa.


Ingredientes:

280 g de mistura de farinha sem glúten

25 g de óleo de coco biológico

80 ml de bebida de amêndoa

50 g de açúcar mascavado escuro

1 ovo de galinha criada ao ar livre

1 pitada de sal marinho


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Numa tigela coloque a farinha, o açúcar e o sal. Aqueça ligeiramente o óleo de coco, de forma a que fique líquido. Junte e misture o óleo de coco, a bebida de amêndoa e o ovo. Utilize um processador para bater a massa até ficar homogéna.

Forre um tabuleiro com papel vegetal. Utilize uma colher de gelado para moldar a massa e coloque os scones no tabuleiro. Leve a cozer cerca de 15 minutos.

Notas: Faz cerca de 15 scones. Receita sem laticínios.

#semglúten #semlaticínios #lanche #pequenoalmoço

70 visualizações0 comentário
  • Joana Pinheiro

A goma xantana é um aditivo natural que resulta da fermentação de uma bactéria.


Atualmente é bastante utilizado nas indústrias farmacêutica e alimentar, pois tem inúmeras funções. Pode ser usado como espessante, estabilizante, emulsionante e agente de suspensão. É muito procurado por quem precisa de fazer uma alimentação sem glúten, pois contribui para que a mistura da farinha tenha características semelhantes à mistura com glúten. A sua utilização permite conservar os gases resultantes da fermentação deste polissacarídeo, contribuindo para que o pão fique mais fofo. Como habitualmente a goma xantana provém da fermentação do milho, é preciso ter atenção a quem tenha algum tipo de intolerância.

Este aditivo alimentar adquire-se nos dias de hoje com bastante facilidade e encontra-se sob a forma de pó. Após abertura deve ser conservado em embalagem fechada num local seco e fresco.

Caso pretenda incluir a sua utilização numa receita que não possua goma xantana, partilhamos consigo algumas orientações:

- utilizar 2 colh. de chá de goma xantana para 500 g de farinha de pão

- utilizar ¼ colh. de chá de goma xantana para 200 g de farinha para bolos

- utilizar uma pitada de goma xantana para 100 g de farinha para pastelaria.

Desta forma reduzirá o esfarelar das massas sem glúten.

Boas experiências!

#gomaxantana #semglúten

87 visualizações0 comentário

Copyright © 2020 Nutri Super Health