top of page

Evite o aparecimento de estrias na gravidez

Atualizado: 18 de ago. de 2020

O aparecimento das estrias na gravidez deve-se ao estiramento da pele que ocorre devido ao crescimento da barriga e ao aumento de peso. As estrias tendem a desenvolver-se mais rapidamente no 3º trimestre, quando ocorre um maior crescimento do bebé. Aparecem frequentemente no estômago, peito, ancas, coxa e rabo.

Algumas grávidas estão mais propensas a desenvolver estrias. Entre os fatores de risco inclui-se:

- história familiar de estrias;

- má alimentação e carências nutricionais;

- ter excesso de peso antes de engravidar;

- ganhar (ou perder peso) durante a gravidez de forma rápida;

- uso de corticóides.


Saiba que pode reduzir o seu aparecimento e inclusive minimizar o seu desenvolvimento.

Eis alguns aspetos que têm interferência:

1. Controle o seu peso

As estrias são mais propensas a surgir quando ocorrem grandes e rápidas oscilações de peso. A realização de uma alimentação saudável e exercício físico regular são fundamentais. Não se esqueça que cada caso é um caso e há que ter em consideração o seu peso e Índice de Massa Corporal (IMC) antes de engravidar para poder estimar o ganho total de peso (o qual deve ser obtido de forma gradual).


2. Mantenha-se hidratada

Hidrate bem a sua pele por dentro e por fora. Uma pele hidratada é menos sujeita a desenvolver estrias. Externamente, aplique um bom creme hidratante, apropriado para o efeito. Para hidratar internamente, é recomendado que ingira pelo menos 1,5 litros de água por dia ou líquidos hidratantes (ex: água aromatizada de forma natural com fruta) por dia. Contudo, cada mulher tem necessidades únicas, pelo que poderá ser recomendado uma ingestão até 3,0 litros de água por dia. ATENÇÃO. Nem todas as bebidas têm efeito hidratante! Algumas bebidas podem até ter um efeito reverso, ou seja, propiciam a desidratação, como o caso de bebidas com cafeína. Avalie com o seu nutricionista o que é recomendável para si.


3. Faça uma alimentação rica em nutrientes

As estrias são muito mais propensas a ocorrer se houver carência de determinados nutrientes. O ideal será já ter uma alimentação nutricionalmente rica antes de engravidar, nomeadamente em:

- vitamina C: fundamental para o desenvolvimento de colagénio, que por sua vez auxilia a manter a pele elástica;

- vitamina D: através da alimentação e exposição solar nas horas de menor calor com aplicação de um protetor solar;

- vitamina E: protege e nutre as membranas celulares das células da pele;

- vitamina A: repara tecidos da pele;

- zinco: reduz a inflamação e intervem no processo de cicatrização;

- ómega-3: auxilia a manter as membranas celulares das células da pele flexíveis.

Por vezes até se escolhe alimentos ricos nestes nutrientes mas estes podem perder a sua “força” por serem são adquiridos na época errada, ou até preparados/ confecionados de uma forma que perdem muitas das suas propriedades. Veja com o seu nutricionista o que comer e em que quantidades. Relativamente aos alimentos adquiridos deve ser ainda analisado como e quando adquirir, mas também como preparar e confecionar os mesmos.


4. Realize uma atividade física regular

A atividade física é fundamental em qualquer fase da vida, inclusive na gravidez. Caso não tenha nenhuma contra-indicação, veja com um profissional na área do desporto o que será mais recomendado para si, de acordo com as suas preferências. Se não tiver essa possibilidade, faça pelo menos umas caminhadas regulares.


Tratamentos para minimizar a aparência das estrias normalmente são feitos pós parto e devem ser iniciados o quanto antes. Fale com o profissional de saúde que a acompanha para analisar a extensão das estrias e qual ou quais os melhores métodos a combinar. Entre estes métodos, encontram-se a aplicação de mesoterapia homeopática, esfoliação, tratamentos estéticos, entre outras possibilidades.

Em suma, comece logo que possível a ter o máximo de cuidados de forma a evitar o aparecimento de estrias. No caso de já lhe terem surgido, não desanime. Nunca é tarde para ainda fazer alguma coisa para minimizar o seu alastramento e poderá sempre pós-parto melhorar a sua aparência.

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page