top of page

Alimentação pós-parto

Atualizado: 18 de ago. de 2020


O período pós-parto exige alguns cuidados com a saúde física e emocional da recém-mamã. Uma alimentação saudável e adequada pode fazer toda a diferença. Uma alimentação adequada ajudará a mulher a recuperar a sua forma física, mas também a prevenir infecções, facilitar a produção de leite e sobretudo a preservar a energia e disposição mental, nesse período de grande exigência.

No pós-parto é comum haver recém-mamãs a saltar as refeições principais por falta de tempo ou vontade, acabando muitas vezes por substituir por opções de menor qualidade nutricional, tais como snacks processados, de elevado valor calórico e repletos de aditivos químicos.

É extremamente importante que a alimentação da mulher seja altamente variada e equilibrada, se possível privilegiando os alimentos sazonais.

- Um dos alimentos que acaba muitas vezes por ficar esquecido são os legumes. Estes devem ser incluídos, de preferência, em todas as refeições. Para além de serem ricos em nutrientes, auxiliam na hidratação, saciam e são de baixo valor energético.

- Alimentos como as bananas, grão-de-bico, cerejas, cacau, aveia possuem substâncias que estimulam a produção de neurotransmissores que cuidam das nossas emoções.

- Os temperos como o alho, a cebola, os orégãos, o açafrão devem ser incluídos nos hábitos alimentares diários, dado possuírem propriedades potencialmente anti-inflamatórias e anti-bacterianas.

- A inclusão de oleaginosas (ex: avelã e amêndoa) e sementes (ex: abóbora, linhaça) são igualmente importantes dado serem ricos em óleos essenciais, vitaminas e minerais.

- Não menos importante e muitas vezes esquecido é a necessidade de uma adequada ingestão de água. Já a maioria das bebidas (ex: refrigerante, café, colas) não servem para o efeito de hidratar, pelo que não devem ser ingeridas com o intuito de substituir o consumo de água.

É fundamental que a mulher cuide da sua recuperação pós-parto, em especial se se encontra a amamentar. Em ambos os casos haverão benefícios para a recém-mamã e para o seu bebé.

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page